Autoconhecimento não é só uma “modinha”

Tenho a impressão de que virou meio “moda” falar sobre autoconhecimento em algumas rodas e que “pega bem”, agora, contar que está em terapia. Eu, particularmente, acho isso ótimo e adoraria que todo mundo seguisse essa “modinha”.

Por outro lado, já ouvi pessoas bastante resistentes ao ouvirem falar sobre autoconhecimento e essa palavrinha ainda parece um tabu nomeio corporativo. Quase como um sinônimo de “mimimi” – aquilo que muitos líderes detestam e querem evitar.

Me aproveito desse espaço para contar um pouquinho do por que investir em autoconhecimento pode ser bom para você, como líder, e para sua empresa.

Certamente você já vivenciou ou ouviu falar de alguém que pediu demissão de um trabalho que gostava, exclusivamente porque não conseguia mais lidar com um líder. Quantas empresas já perderam talentos por que uma liderança sem autoconhecimento e autoconsciência suficientes para lidar com seus próprios desafios?

Sem falar no gasto com recrutamento e seleção, com turnovers altíssimos, por esse mesmo motivo. O custo pode ser alto.

Também você deve conhecer alguém, ou você mesmo, que fala com entusiasmo sobre um líder que te inspira e que te levaria para qualquer empresa, só para estar no time dele. Essa é a diferença.

Ouso dizer que o resumo da diferença entre esses dois tipos de líderes é o nível de autoconhecimento.

É saber de si mesmo onde estão as dificuldades, as vulnerabilidades e aprender a lidar com elas. É ter consciência das suas próprias forças e usá-las a seu favor. É conhecer de perto seus limites e seus valores inegociáveis. É entender em si mesmo, o que te faz sentir nervoso, inseguro, com raiva, feliz, para poder compreender como os outros se sentem, mesmo que em situações diferentes. É conhecer sobre como é ser humano, para compreender a humanidade do outro.

Daí para frente, são cursos técnicos que te levam para os caminhos que precisam de conhecimentos específicos e que poderão ser facilmente aprendidos.

Percebeu que não tem nenhuma novidade aqui, né? Então porque ninguém faz isso? Por que é o caminho mais difícil e trabalhoso. Mas também é o mais gratificante e recompensador. É daqueles que nutre a alma, engaja, retém, e leva benefícios para todos.

Não sabe por onde começar? Me chama, posso te ajudar.

Blog

Nosso blog é o espaço para uma troca mais íntima e de aprendizado
contínuo. Traz insights para impulsionar sua jornada. Aproveite!

Comparação paralisa. Inspiração impulsiona.

O que você está fazendo para impulsionar e apoiar a carreira de lideranças femininas?

Autoconhecimento não é só uma “modinha”